Bem vindo ao blogue das Bibliotecas das EBG e da EBVNT. Aqui divulgaremos as atividades que vão acontecendo na biblioteca, os materiais que recebemos, os livros de que gostamos, os sites que recomendamos...
segunda-feira, 14 de julho de 2025
segunda-feira, 7 de julho de 2025
Camões e os grandes navegadores- uma aventura robótica no mundo dos descobrimentos- EB VNT e Lagarinhos
Os marinheiros do 1.º ciclo de VNT e Lagarinhos compreenderam e enfrentaram algumas das dificuldades enfrentadas pelos navegadores portugueses narradas por Camões em "Os Lusíadas". Depois de uma contextualização, os alunos seguiram um percurso que simula o seguido pelos portugueses no caminho marítimo para Índia em que usam robôs-naus para navegar no vasto e desconhecido oceano. Uma atividade que demonstra o potencial da robótica educacional para tornar o estudo da história/literatura mais interativo e envolvente.
quarta-feira, 18 de junho de 2025
A biblioteca escolar colabora nas visitas à sala snoezelen
Nas últimas semanas, alunos do 2.º ciclo (5.ºA, C, D e 6.ºB) da Escola Básica Gouveia participaram numa visita educativa à sala Snoezelen. A atividade reuniu alunos com e sem necessidades educativas específicas, promovendo um momento único de inclusão, bem-estar e autoconhecimento sensorial. Enquanto a professora de Educação inclusiva explorou a sala com uma parte dos alunos, os restantes ficaram na biblioteca, onde a professora bibliotecária deu continuidade ao processo através do convite à leitura autonoma do álbum "Batista autista" exposto nas estantes da biblioteca.
O livro ilustrado "Batista Autista" tem conquistado espaço nas salas de aula e bibliotecas escolares como uma poderosa ferramenta de sensibilização para o autismo. A obra conta a história de Batista, um menino autista que convida os leitores a conhecerem o seu mundo, repleto de sons intensos, luzes que brilham demais, toques que incomodam e rotinas que acalmam. Através de ilustrações expressivas e linguagem acessível, o livro permite que crianças e adultos entendam as características do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), promovendo empatia e compreensão entre os colegas, professores e famílias.
A referência da ida de Batista a uma sala Snoezelen — um ambiente multissensorial que o ajuda a sentir-se calmo, seguro e compreendido- pretende estabelecer a ligação com a visita educativa à sala Snoezelen.
"Olha quem canta assim"- JI AEG
Nos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Gouveia (AEG), ouviu-se a encantadora história "Olha quem canta assim", escrita por Daniela Costa (Associação Aldeia). As crianças foram surpreendidas pelos cantos de várias aves e, com ouvidos atentos e olhos curiosos, participaram com entusiasmo na identificação dos Sons das Aves, inspirada na narrativa.
Numa parceria especial com o CERVAS e com recurso a gravações reais, os pequenos exploradores escutaram atentamente os sons do pisco-de-peito-ruivo, melro, o pica-pau, gaio, chapim, rola, rouxinol, coruja, entre outros amigos de penas.
Para enriquecer ainda mais a experiência, as crianças associaram os sons às imagens das aves, aprendendo a identificá-las e a reconhecer os seus cantos com entusiasmo e curiosidade.
Esta atividade permitiu trabalhar de forma lúdica e significativa:
-
a audição ativa,
-
a atenção e concentração,
-
a linguagem oral,
-
a memória auditiva,
-
e o contacto com o mundo natural.
Tudo isto através do brincar, da descoberta e da escuta atenta da natureza!
Diagnóstico de fluência leitora
No decorrer da última semana, a Biblioteca Escolar AEG participou ativamente no diagnóstico de fluência leitora dos alunos do 2.ºano, numa iniciativa desenvolvida em estreita articulação entre os professores bibliotecários e os docentes titulares de turma.
Durante esta atividade, os alunos foram avaliados individualmente quanto à sua fluência na leitura, através de leituras orientadas e registadas, de acordo com os critérios definidos pela DGE. Enquanto os professores titulares realizavam os testes com uma parte dos alunos, os restantes eram acompanhados na biblioteca, onde os professores bibliotecários deram continuidade ao processo, realizando também as leituras por prazer para ser, garantindo assim uma maior eficiência e fluidez no decorrer da atividade.
Esta organização permitiu que todos os alunos fossem avaliados num curto espaço de tempo, sem comprometer o normal funcionamento das turmas/escolas. A colaboração entre docentes revelou-se fundamental para o sucesso da atividade, assegurando a aplicação consistente dos critérios de avaliação e permitindo uma visão mais abrangente das competências leitoras dos alunos.
A iniciativa contou ainda com o apoio pontual de outros docentes, conforme a disponibilidade e as necessidades identificadas em cada turma, demonstrando o espírito de cooperação e o compromisso coletivo com o desenvolvimento das competências básicas dos alunos.
A equipa pedagógica destacou a importância deste diagnóstico para traçar estratégias de intervenção ajustadas às necessidades de cada aluno, reforçando o papel central da leitura no sucesso escolar.
terça-feira, 10 de junho de 2025
Camões e os grandes navegadores- uma aventura robótica no mundo dos descobrimentos
sexta-feira, 6 de junho de 2025
Camões e os grandes navegadores- uma aventura robótica no mundo dos descobrimentos- EB de Moimenta da Serra
sábado, 31 de maio de 2025
Biblioteca Escolar Colabora em Diagnóstico de Fluência Leitora nas Turmas do 2.º Ano
Este diagnóstico tem como objetivo observar e registrar aspetos como a velocidade de leitura (palavras por minuto), a precisão (leitura correta das palavras), a expressividade (leitura expressiva e adequada ao conteúdo), além da compreensão textual.
Durante esta atividade, os alunos serão avaliados individualmente quanto à sua fluência na leitura, através de leituras orientadas e registadas, de acordo com os critérios definidos pela DGE. Enquanto os professores titulares realizam os testes com uma parte dos alunos, os restantes serão acompanhados na biblioteca, onde a professora bibliotecária dará continuidade ao processo, realizando também as leituras com os alunos, garantindo assim uma maior eficiência e fluidez no decorrer da atividade.
Proposta de atividades:
Leitura, individualmente ou em pequenos grupos, de um album (Batista Autista, O rinoceronte muito mal criado ou Grufalão) escolhido em articulação com o professor. Exposição do livro escolhido.
Leitura em movimento: caminhar com os alunos pela exposição.
Fazer pausas estratégicas para: Observar as ilustrações e discutir o que transmitem.
Fazer perguntas abertas: “O que está a acontecer aqui?”, “Como acham que se sente esta personagem?”
Estimular a participação oral: os alunos podem recontar partes da história com as suas palavras.
Incentivar a leitura das palavras/frases em voz alta por turnos.
Após a Leitura:
Debate/partilha de ideias: O que mais gostaram? O que os surpreendeu?
(Escolher apenas um tópico de cada item das propostas que se seguem)
Atividade de expressão: Desenhar a parte preferida da história.
Representação teatral de uma cena.
Escrita criativa:
Inventar um novo final ou uma nova página para o livro.
Escrever frases curtas sobre uma ilustração.
Criar um balão de fala/pensamento para uma personagem.
Colocar-se no lugar de uma personagem.
Diagnóstico da Fluência Leitora (Contextualização e operacionalização)
Camões e os grandes navegadores- uma aventura robótica no mundo dos descobrimentos
O reconhecimento que faltava :) "Miúdos a votos. Qual o livro + fixe!"
Menções Honrosas "Gouveia a Ler" (1.º e 2.º Ciclos)
Alunos que se destacaram por sua criatividade, envolvimento e classificação na atividade "Gouveia a ler", acima de tudo, pelo compromisso com a leitura como ferramenta de transformação.
Leitura em caixa- Os Piratas
A atividade envolveu os alunos dos 6.º anos (A,B, C, D e E) e foi organizada no âmbito da disciplina de Português, com o apoio da Biblioteca Escolar.
A dramatização deu vida aos carismáticos personagens da obra, transportando o público para um mundo de "Os piratas". Com um teatro de papel e uma encenação criativa, os alunos demonstraram talento, entusiasmo e uma excelente compreensão do texto.
“Esta leitura ajudou-nos a perceber melhor o humor e as mensagens escondidas na peça”, explicou uma das alunas. A linguagem teatral foi, sem dúvida, uma forma divertida de trabalhar a leitura expressiva e a compreensão leitora.
segunda-feira, 26 de maio de 2025
Todos ao Palco-Príncipe Nabo
A dramatização deu vida aos carismáticos personagens da obra, transportando o público para um mundo fantástico do Reinos Imaginários. Com adereços simples e uma encenação criativa, os alunos demonstraram talento, entusiasmo e uma excelente compreensão do texto.
domingo, 18 de maio de 2025
Camões e os grandes navegadores- uma aventura robótica no mundo dos descobrimentos
Todos ao Palco- Príncipe Nabo -5.ºE
Era uma vez, no Castelo da Abundância, a princesa Beatriz que era muito vaidosa e dizia que todos os príncipes tinham defeitos. Príncipes de vários reinos vieram até ela, de maneira a mostrar o seu interesse no casamento. Mas Beatriz troçava de todos eles, e em todos encontrava defeitos. De tal forma, que o pai, o Rei do Castelo da Abundância jura entregá-la ao primeiro que passasse, fosse príncipe, músico ou pobre. O músico António, surge no castelo e o monarca cumpre o prometido. Entrega-lhe a mão da sua filha, ignorando os protestos e a revolta da
princesa. Numa atividade, divertida e com muitas surpresas, vamos conhecer a história da princesa Beatriz, e a bela lição de vida que esta aprenderá, fazendo com que perceba o verdadeiro valor das coisas, e que a felicidade pode estar nas coisas mais simples da vida.
Os Piratas - Leitura em caixa 6.ºE
terça-feira, 13 de maio de 2025
SOBE- Saúde Oral e Bibliotecas Escolares
Os Professores do 1º CEB, as Educadoras, Biblioteca Escolar e o Centro de Saúde colaboram na concretização de um projeto que consiste na motivação para a saúde oral, através da reflexão e escovagem dos dentes, por parte das crianças do Pré-escolar e 1º ciclo.
Proposta:
- Assim, neste ano letivo, a equipa SOBE propõe a audição/Visionamento da história "Dentinho Dentola Dentão"
Para aceder à versão em PDF- Clica aqui
- Visionamento e exploração do panfleto que lembra, passo a passo, como devem ser lavados os dentes- Clica aqui
- Exploração da história através do quizz (para ser realizado pelos alunos em sala de aula ou, em casa, em colaboração com os Encarregados de Educação, no caso dos alunos da Educação Pré-escolar e dos que ainda estão numa fase inicial de aprendizagem da leitura).
- Propostas de atividade de expressão plástica:
Mais adequadas aos 1.º e 2.º anos:Clica aqui, nas atividades dos meses de maio/junho
Proposta para os (possivelmente para 1.º e 2.º) 3.ºe 4.ºanos :
domingo, 11 de maio de 2025
Entre nós... histórias
Andante(des)Concertante
Nos dias 4 e 5 de maio os alunos do 1.ºCEB assistiram a um espetáculo de poesia e teatro para a infância. Um concerto feito de poesia, música, magia, heróis, pings e bongs, bailados de mãos e… silêncio (um silêncio bem alto) . A maestrina conduziu uma floresta, uma orquestra, que dividida por naipes e com muita poesia, ensaiou com brincadeiras, coreografias, músicas, sons de vento e de pássaros e até de palavras proibidas. No final, floresta e orquestra fez a sua apresentação... Foi bonito de ver e ouvir.
Os Piratas - Leitura em caixa
sexta-feira, 9 de maio de 2025
Batista Autista
A leitura da obra Batista Autista e a realização do quiz, são o ponto de partida para uma reflexão sobre o conteúdo da história e os temas abordados, como a neurodiversidade, a importância da inclusão e a valorização das diferenças.
Clica aqui e responde
Proposta de atividade de escrita criativa - clica aqui
domingo, 4 de maio de 2025
Os piratas- Leituras em caixa
sexta-feira, 2 de maio de 2025
Dia da mãe
o coração de mãe até canta.
Quando um filho está triste,
o coração de mãe parte-se em mil bocadinhos.
Texto: Isabel Minhós Martins
Ilustração: Bernardo Carvalho
quinta-feira, 24 de abril de 2025
25 de abril
“Art. 3.º A censura terá somente por fim impedir a perversão da opinião pública na sua função de força social e deverá ser exercida por forma a defendê-la de todos os factores que a desorientem contra a verdade, a justiça, a moral, a boa administração e o bem comum, e a evitar que sejam atacados os princípios fundamentais da organização da sociedade.”
Decreto-lei n.º 22.469 (Diário do Governo n.º 83/1933, Série I de 1933-04-11)
Entre 1933 e 25 de abril de 1974, muitos livros de autores portugueses e estrangeiros foram censurados, proibidos ou retirados das livrarias pelas comissões de censura que existiam em Portugal e nas colónias. Os censores controlavam tudo com o “lápis azul” e o carimbo vermelho, e nenhuma área do conhecimento escapava. Estima-se que entre 7 a 10 mil livros tenham sido revistos por eles.
Hoje, somos livres para ler o que quisermos!
segunda-feira, 21 de abril de 2025
-
Chegamos ao fim de mais um mês nas bibliotecas AEG. Foi um mês repleto de aprendizagens, que reforçaram importância/ prazer da leitura, da p...