domingo, 2 de novembro de 2025

Xiu! Estamos a ler e a pensar. (JI de Moimenta e Gouveia, 1.ºA e 1.ºC, 3.ºA,1.º,2.º,3.ºe 4.º Anos da EB de Moimenta da Serra)








As turmas do JI de Moimenta e Gouveia, 1.ºA e 1.ºC, bem como os alunos do 1.º ao 4.º ano da EB de Moimenta da Serra, participaram na atividade “Xiu! Estamos a ler e a pensar”, centrada no conto “Eu sou o mais forte”. Esta iniciativa, integrada na promoção da leitura e articulada com Cidadania e Desenvolvimento, teve como propósito estimular a compreensão crítica, a reflexão ética e o debate sobre os valores abordados na história.

Durante a sessão, os alunos leram o conto com atenção, analisaram os momentos mais importantes e refletiram sobre as atitudes das personagens, debatendo temas como força, poder, amizade, responsabilidade e respeito pela natureza. Através do diálogo, foram incentivados a partilhar as suas opiniões e a valorizar diferentes pontos de vista.

sábado, 1 de novembro de 2025

Xiu! Estamos a Ler e a Pensar- O Hugo Tem Que Usar Óculos


No âmbito das atividades do MIBE (Mês Internacional da Biblioteca Escolar), os alunos do 1.º ciclo da EB de Vila Nova de Tazem participaram numa animação de leitura. Durante esta atividade, leram a história O Hugo Tem Que Usar Óculos, uma obra divertida e sensível que convida a pensar, imaginar e refletir sobre temas como a saúde visual e a autoaceitação.

Leitura partilhada e Interpretação de Fábulas no 7º Ano, turma E

 


Os alunos do 7º ano realizaram uma atividade de animação de leitura a partir das fábulas de Esopo. Em duplas, cada grupo leu uma fábula e procurou identificar qual seria a moral da história.

Em seguida, foram apresentadas as moralidades originais das fábulas, permitindo que os alunos comparassem suas interpretações com a versão tradicional.

Para concluir a atividade, cada dupla leu sua fábula para a turma, compartilhando suas reflexões sobre as lições transmitidas pelas histórias.

Estendal de Histórias


 Os alunos dos 4.º, 5.º E e 6.ºE participaram na atividade “Estendal de Histórias”, inspirada na coletânea “30 por uma linha”, que reúne microcontos curtos e criativos. Nesta dinâmica, os contos foram previamente apresentados em fragmentos desordenados, e os alunos tiveram como desafio reorganizar cada história, reconstruindo a sequência narrativa e refletindo sobre a lógica e o sentido de cada microconto.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Xiu! Estamos a ler e a pensar "Eu sou o mais forte"



 As turmas dos 2.ºB, 3.ºB e 1.ºB  participaram na atividade “Xiu! Estamos a ler e a pensar”, centrada no conto “Eu sou o mais forte”. Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito da promoção da leitura em articulação com Cidadania e Desenvolvimento teve como objetivo estimular a compreensão crítica, a reflexão ética e a discussão sobre valores presentes na narrativa.

Durante a sessão, os alunos foram convidados a ler atentamente o conto, identificar os momentos-chave da história e refletir sobre as atitudes e decisões das personagens. A atividade promoveu o debate sobre temas como força, poder, amizade, responsabilidade e o respeito pela natureza incentivando os alunos a expressar as suas opiniões e a ouvir diferentes perspetivas.

A implementação desta dinâmica revelou-se muito positiva, fortalecendo não só o gosto pela leitura, mas também a capacidade de análise crítica e de reflexão pessoal dos alunos, mostrando como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa de aprendizagem e desenvolvimento de valores.

Dia da alimentação- Vitamina-te (saborear alimentos e palavras)







Foi no dia 16 de outubro e a  iniciativa pretendia associar a leitura e a alimentação, assim como o corpo precisa de pequenas doses diárias de nutrientes, a mente também precisa de pequenas doses diárias de leitura. Ambos juntos fortalecem corpo e espírito, promovendo bem-estar e crescimento pessoal.
Ainda enquadrada nesta atividade, foram lidas duas histórias significativas: A Lagartinha Comilona, na Escola Básica de Gouveia, e Não Quero Comer Legumes, na Escola de Vila Nova de Tazem. Ambas as leituras foram escolhidas por abordarem, de forma divertida e educativa, a importância da alimentação saudável, convidando os alunos a refletirem sobre seus próprios hábitos alimentares e sobre como a leitura pode ser uma poderosa forma de aprendizagem e prazer.

 

Mente em ação na era da IA

A coordenadora intermunicipal da Rede de Bibliotecas Escoares, Professora Alcina Correia, dinamizou a ação de sensibilização “Mente em Ação na Era da IA”, convidando alunos (7.º e 8.º Anos da EB VNT) e professores a refletirem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial no mundo atual.

A sessão destacou a importância do pensamento crítico, da ética e do uso responsável das novas tecnologias, mostrando como a mente humana continua a ser essencial na era digital. A iniciativa reforçou o papel das bibliotecas como espaços de conhecimento, curiosidade e diálogo sobre o futuro.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

InForma-te- Ler Entre linhas



Os alunos do 5.º ano participaram na atividade “InForma-te: Ler Entre Linhas”, em que analisaram textos para perceber quais eram notícias  e quais não eram, refletindo sobre o que faz de uma informação notícia.



 

Ler fora da Escola, JI Paços da Serra


Está em curso o projeto de leitura em família "Ler fora da escola" (JI de Paços e Gouveia) que envolve alunos e famílias em atividades de leitura ao ar livre e em casa, reforçando o prazer pela leitura e a importância da partilha de histórias.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Eu sou o mais forte de Mario Ramos



No projeto "Xiu! Estamos a ler e a pensar, realizou-se nos JI/EB de Melo e EB de S.Paio a  leitura dramatizada do conto “Eu sou o mais forte”, de Mario Ramos. 
A iniciativa, integrada no âmbito das disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento, teve como objetivos promover a leitura expressiva e reflexão sobre valores de respeito, empatia e responsabilidade, relacionando a história com os temas da Sustentabilidade e dos Direitos Humanos.
 

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Concursos mensais estão de volta :)



 

Outubro – Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)


 

Outubro celebra o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma ocasião para destacar o papel das Bibliotecas Escolares como espaços essenciais de aprendizagem, criatividade e descoberta. Mais do que um serviço, a biblioteca é um coração da escola, onde se formam leitores, se partilham histórias e se constroem comunidades.

Este ano, a chamada da IASL (International Association of School Librarianship) convida-nos a refletir sobre:
“Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”

Para celebrar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, preparámos uma série de atividades pensadas para toda a comunidade escolar e para públicos específicos, promovendo leitura, criatividade, reflexão e descoberta.

As iniciativas incluem momentos de leitura, experiências interativas e formações, com propostas que ligam literatura, empatia, direitos humanos e novas tecnologias, convidando todos a explorar o papel da biblioteca para além das estantes.

Atividades para a comunidade

  • Leitura ON- Livros de parede - “ O tempo”  “É um livro” e “A menina que detestava livros”

  • Instalação Dia da Alimentação: “Vitamina-te entre folhas e frutas”

Atividades direcionadas a públicos específicos

1.º Ciclo e Educação Pré-Escolar

  • Ler fora da escola

  • Xiu, estamos a Ler e a Pensar

2.º Ciclo

  • 10 Minutos a Ler

  • InForma-te – Ler entre Linhas

3.º Ciclo

  • 10 Minutos a Ler

  • Na Pele do Outro – Empatia e Direitos Humanos

  • Formação: “Mente em Ação na Era da IA”

  • Who am I on the Table? – Histórias Surpreendentes

Ensino Secundário

  • Tertúlias literárias

  • Na Pele do Outro – Empatia e Direitos Humanos

sábado, 27 de setembro de 2025

Xiu estamos a ler para além das histórias "O lobo que queria ir à escola"




Entre os dias 15 e 24 de setembro, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da EBG foram recebidos na biblioteca de uma forma especial: com a magia das histórias e a alegria da leitura. As crianças conheceram a história O lobo que queria ir à escola, um conto divertido e cheio de lições, que mostrou a importância da amizade, da curiosidade e do prazer de aprender.

A atividade marcou simbolicamente o início do novo ano letivo, proporcionando um momento acolhedor e inspirador. Para muitos, foi também a primeira visita à biblioteca escolar, um espaço que promete ser de descobertas, aventuras e muitos sonhos ao longo do ano.

Com sorrisos, partilhas e muita imaginação, este encontro fortaleceu a ligação dos alunos ao mundo da leitura e ajudou a criar um espírito de comunidade e entusiasmo para os desafios que aí vêm.

Uma verdadeira celebração de boas-vindas à escola e à leitura!

Boas-vindas à escola e à biblioteca


 No arranque do novo ano letivo, a biblioteca escolar da EBG abriu as suas portas para receber de forma especial alunos de diferentes níveis de ensino.

Para os alunos do 5.º ano, a receção teve como objetivo dar as boas-vindas, apresentar os serviços e recursos da biblioteca e reforçar a sua importância como espaço de aprendizagem, encontro e partilha. Os estudantes exploraram o espaço, conheceram as regras de utilização, descobriram novidades do fundo documental e participaram numa atividade criativa: escreveram frases sobre a importância da leitura e da biblioteca a partir de imagens sugestivas.

Mais do que um local de estudo, a biblioteca mostrou-se como um espaço vivo, de apoio às aprendizagens e de dinamização cultural, sempre pronto a inspirar e acompanhar cada etapa da vida escolar.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Ler fora da Escola

Projeto de promoção de leitura em família:

 


Sobre o projeto:

Trabalho sistemático no âmbito do treino e da valorização da leitura, a partir de recursos disponibilizados na Plataforma LER, mediante uma articulação escola/ família ancorada na colaboração entre a biblioteca escolar e os docentes.

Destinatários: Educação Pré-escolar, 1.º e 2.º anos

Para informações mais detalhadas sobre o projeto clica aqui

Sessão de apresentação do projeto (vídeo) clica aqui

Parcerias: RBE, Fundação Belmiro de Azevedo.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Camões e os grandes navegadores- uma aventura robótica no mundo dos descobrimentos- EB VNT e Lagarinhos



Os marinheiros do 1.º ciclo de VNT e Lagarinhos compreenderam e enfrentaram algumas  das dificuldades enfrentadas pelos navegadores portugueses narradas por Camões em "Os Lusíadas".  Depois de uma contextualização, os alunos seguiram um percurso que simula o  seguido pelos portugueses no caminho marítimo para Índia em que usam robôs-naus para navegar no vasto e desconhecido oceano. Uma atividade que demonstra o potencial da robótica educacional para tornar o estudo da história/literatura mais interativo e envolvente.

quarta-feira, 18 de junho de 2025

A biblioteca escolar colabora nas visitas à sala snoezelen

Nas últimas semanas, alunos do 2.º ciclo (5.ºA, C, D e 6.ºB)  da Escola Básica Gouveia participaram numa visita educativa à sala Snoezelen. A atividade reuniu alunos com e sem necessidades educativas específicas, promovendo um momento único de inclusão, bem-estar e autoconhecimento sensorial. Enquanto a professora de Educação inclusiva explorou a sala com uma parte dos alunos, os restantes ficaram na biblioteca, onde a professora bibliotecária deu continuidade ao processo através do convite à leitura  autonoma do álbum "Batista autista" exposto nas estantes da biblioteca. 

O livro ilustrado "Batista Autista" tem conquistado espaço nas salas de aula e bibliotecas escolares como uma poderosa ferramenta de sensibilização para o autismo. A obra conta a história de Batista, um menino autista que convida os leitores a conhecerem o seu mundo, repleto de sons intensos, luzes que brilham demais, toques que incomodam e rotinas que acalmam. Através de ilustrações expressivas e linguagem acessível, o livro permite que crianças e adultos entendam as características do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), promovendo empatia e compreensão entre os colegas, professores e famílias.

A referência da ida de Batista a uma sala Snoezelen — um ambiente multissensorial que o ajuda a sentir-se calmo, seguro e compreendido-  pretende estabelecer a ligação com a visita educativa à sala Snoezelen


"Olha quem canta assim"- JI AEG




Nos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Gouveia (AEG), ouviu-se a encantadora história "Olha quem canta assim", escrita por Daniela Costa (Associação Aldeia). As crianças foram surpreendidas pelos cantos de várias aves e, com ouvidos atentos e olhos curiosos, participaram com entusiasmo na identificação dos Sons das Aves, inspirada na narrativa.

Numa parceria especial com o CERVAS e com recurso a gravações reais, os pequenos exploradores escutaram atentamente os sons do pisco-de-peito-ruivo,  melro, o pica-pau, gaio, chapim, rola, rouxinol, coruja, entre outros amigos de penas.

Após cada som, surgiam sorrisos e muitas tentativas de imitação!
“Este parece um assobio!”, dizia a Inês.
“Este é o meu preferido!”, exclamava o Tomás, ao ouvir o canto do chapim.

Para enriquecer ainda mais a experiência, as crianças associaram os sons às imagens das aves, aprendendo a identificá-las e a reconhecer os seus cantos com entusiasmo e curiosidade.

Esta atividade permitiu trabalhar de forma lúdica e significativa:

  • a audição ativa,

  • a atenção e concentração,

  • a linguagem oral,

  • a memória auditiva,

  • e o contacto com o mundo natural.

Tudo isto através do brincar, da descoberta e da escuta atenta da natureza!



Diagnóstico de fluência leitora






No decorrer da última semana, a Biblioteca Escolar AEG participou ativamente no diagnóstico de fluência leitora dos alunos do 2.ºano, numa iniciativa desenvolvida em estreita articulação entre os professores bibliotecários e os docentes titulares de turma.

Durante esta atividade, os alunos foram avaliados individualmente quanto à sua fluência na leitura, através de leituras orientadas e registadas, de acordo com os critérios definidos pela DGE. Enquanto os professores titulares realizavam os testes com uma parte dos alunos, os restantes eram acompanhados na biblioteca, onde os professores bibliotecários deram continuidade ao processo, realizando também as leituras por prazer para ser, garantindo assim uma maior eficiência e fluidez no decorrer da atividade.

Esta organização permitiu que todos os alunos fossem avaliados num curto espaço de tempo, sem comprometer o normal funcionamento das turmas/escolas. A colaboração entre docentes revelou-se fundamental para o sucesso da atividade, assegurando a aplicação consistente dos critérios de avaliação e permitindo uma visão mais abrangente das competências leitoras dos alunos.

A iniciativa contou ainda com o apoio pontual de outros docentes, conforme a disponibilidade e as necessidades identificadas em cada turma, demonstrando o espírito de cooperação e o compromisso coletivo com o desenvolvimento das competências básicas dos alunos.

A equipa pedagógica destacou a importância deste diagnóstico para traçar estratégias de intervenção ajustadas às necessidades de cada aluno, reforçando o papel central da leitura no sucesso escolar.

terça-feira, 10 de junho de 2025

Camões e os grandes navegadores- uma aventura robótica no mundo dos descobrimentos


Os marinheiros do 1.º ciclo Folgosinho, Melo e S.Paio compreenderam e enfrentaram algumas  das dificuldades enfrentadas pelos navegadores portugueses narradas por Camões em "Os Lusíadas".  Depois de uma contextualização, os alunos seguiram um percurso que simula o  seguido pelos portugueses no caminho marítimo para Índia em que usam robôs-naus para navegar no vasto e desconhecido oceano. Uma atividade que demonstra o potencial da robótica educacional para tornar o estudo da história/literatura mais interativo e envolvente.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Camões e os grandes navegadores- uma aventura robótica no mundo dos descobrimentos- EB de Moimenta da Serra


 




Os marinheiros do 1.º ciclo de Moimenta da Serra  compreenderam e enfrentaram algumas  das dificuldades enfrentadas pelos navegadores portugueses narradas por Camões em "Os Lusíadas".  Depois de uma contextualização, os alunos seguiram um percurso que simula o  seguido pelos portugueses no caminho marítimo para Índia em que usam robôs-naus para navegar no vasto e desconhecido oceano. Uma atividade que demonstra o potencial da robótica educacional para tornar o estudo da história/literatura mais interativo e envolvente.

sábado, 31 de maio de 2025

Biblioteca Escolar Colabora em Diagnóstico de Fluência Leitora nas Turmas do 2.º Ano



A fluência leitora é um componente essencial no processo de aprendizagem da leitura, pois envolve a capacidade de ler com precisão, velocidade e expressividade, facilitando a compreensão do texto. Avaliar a fluência leitora dos alunos é fundamental para definir o perfil em que cada estudante se encontra no desenvolvimento da leitura e, assim, planear intervenções pedagógicas mais eficazes e individualizadas.

Este diagnóstico tem como objetivo observar e registrar aspetos como a velocidade de leitura (palavras por minuto), a precisão (leitura correta das palavras), a expressividade (leitura expressiva e adequada ao conteúdo), além da compreensão textual. 

Durante esta atividade, os alunos serão avaliados individualmente quanto à sua fluência na leitura, através de leituras orientadas e registadas, de acordo com os critérios definidos pela DGE. Enquanto os professores titulares realizam os testes com uma parte dos alunos, os restantes serão acompanhados na biblioteca, onde a professora bibliotecária dará continuidade ao processo, realizando também as leituras com os alunos, garantindo assim uma maior eficiência e fluidez no decorrer da atividade.

Proposta de atividades:

Leitura, individualmente ou em pequenos grupos, de um album (Batista Autista, O rinoceronte muito mal criado ou Grufalão) escolhido em articulação com o professor. Exposição do livro escolhido. 

Leitura em movimento: caminhar com os alunos pela exposição.

Fazer pausas estratégicas para: Observar as ilustrações e discutir o que transmitem.

Fazer perguntas abertas: “O que está a acontecer aqui?”, “Como acham que se sente esta personagem?”

Estimular a participação oral: os alunos podem recontar partes da história com as suas palavras.

Incentivar a leitura das palavras/frases em voz alta por turnos.

Após a Leitura:

Debate/partilha de ideias: O que mais gostaram? O que os surpreendeu?

(Escolher apenas um tópico de cada item das propostas que se seguem)

Atividade de expressão: Desenhar a parte preferida da história.

Representação teatral de uma cena.

Escrita criativa:

Inventar um novo final ou uma nova página para o livro.

Escrever frases curtas sobre uma ilustração.

Criar um balão de fala/pensamento para uma personagem.

Colocar-se no lugar de uma personagem. 

Diagnóstico da Fluência Leitora (Contextualização e operacionalização)


Camões e os grandes navegadores- uma aventura robótica no mundo dos descobrimentos






Os navegadores do 3.º Ano  compreenderam e enfrentaram algumas  das dificuldades enfrentadas pelos navegadores portugueses narradas por Camões em "Os Lusíadas".  Depois de uma contextualização, os alunos seguiram um percurso que simula o  seguido pelos portugueses no caminho marítimo para Índia em que usam robôs-naus para navegar no vasto e desconhecido oceano. Uma atividade que demonstra o potencial da robótica educacional para tornar o estudo da história/literatura mais interativo e envolvente.

Xiu! Estamos a ler e a pensar. (JI de Moimenta e Gouveia, 1.ºA e 1.ºC, 3.ºA,1.º,2.º,3.ºe 4.º Anos da EB de Moimenta da Serra)

As turmas do JI de Moimenta e Gouveia, 1.ºA e 1.ºC, bem como os alunos do 1.º ao 4.º ano da EB de Moimenta da Serra, participaram na ativida...