sábado, 31 de maio de 2025

Biblioteca Escolar Colabora em Diagnóstico de Fluência Leitora nas Turmas do 2.º Ano



A fluência leitora é um componente essencial no processo de aprendizagem da leitura, pois envolve a capacidade de ler com precisão, velocidade e expressividade, facilitando a compreensão do texto. Avaliar a fluência leitora dos alunos é fundamental para definir o perfil em que cada estudante se encontra no desenvolvimento da leitura e, assim, planear intervenções pedagógicas mais eficazes e individualizadas.

Este diagnóstico tem como objetivo observar e registrar aspetos como a velocidade de leitura (palavras por minuto), a precisão (leitura correta das palavras), a expressividade (leitura expressiva e adequada ao conteúdo), além da compreensão textual. 

Durante esta atividade, os alunos serão avaliados individualmente quanto à sua fluência na leitura, através de leituras orientadas e registadas, de acordo com os critérios definidos pela DGE. Enquanto os professores titulares realizam os testes com uma parte dos alunos, os restantes serão acompanhados na biblioteca, onde a professora bibliotecária dará continuidade ao processo, realizando também as leituras com os alunos, garantindo assim uma maior eficiência e fluidez no decorrer da atividade.

Proposta de atividades:

Leitura, individualmente ou em pequenos grupos, de um album (Batista Autista, O rinoceronte muito mal criado ou Grufalão) escolhido em articulação com o professor. Exposição do livro escolhido. 

Leitura em movimento: caminhar com os alunos pela exposição.

Fazer pausas estratégicas para: Observar as ilustrações e discutir o que transmitem.

Fazer perguntas abertas: “O que está a acontecer aqui?”, “Como acham que se sente esta personagem?”

Estimular a participação oral: os alunos podem recontar partes da história com as suas palavras.

Incentivar a leitura das palavras/frases em voz alta por turnos.

Após a Leitura:

Debate/partilha de ideias: O que mais gostaram? O que os surpreendeu?

(Escolher apenas um tópico de cada item das propostas que se seguem)

Atividade de expressão: Desenhar a parte preferida da história.

Representação teatral de uma cena.

Escrita criativa:

Inventar um novo final ou uma nova página para o livro.

Escrever frases curtas sobre uma ilustração.

Criar um balão de fala/pensamento para uma personagem.

Colocar-se no lugar de uma personagem. 

Diagnóstico da Fluência Leitora (Contextualização e operacionalização)


Sem comentários:

Enviar um comentário

A biblioteca escolar colabora nas visitas à sala snoezelen

Nas últimas semanas, alunos do 2.º ciclo (5.ºA, C, D e 6.ºB)  da Escola Básica Gouveia participaram numa visita educativa à sala Snoezelen. ...