Este diagnóstico tem como objetivo observar e registrar aspetos como a velocidade de leitura (palavras por minuto), a precisão (leitura correta das palavras), a expressividade (leitura expressiva e adequada ao conteúdo), além da compreensão textual.
Durante esta atividade, os alunos serão avaliados individualmente quanto à sua fluência na leitura, através de leituras orientadas e registadas, de acordo com os critérios definidos pela DGE. Enquanto os professores titulares realizam os testes com uma parte dos alunos, os restantes serão acompanhados na biblioteca, onde a professora bibliotecária dará continuidade ao processo, realizando também as leituras com os alunos, garantindo assim uma maior eficiência e fluidez no decorrer da atividade.
Proposta de atividades:
Leitura, individualmente ou em pequenos grupos, de um album (Batista Autista, O rinoceronte muito mal criado ou Grufalão) escolhido em articulação com o professor. Exposição do livro escolhido.
Leitura em movimento: caminhar com os alunos pela exposição.
Fazer pausas estratégicas para: Observar as ilustrações e discutir o que transmitem.
Fazer perguntas abertas: “O que está a acontecer aqui?”, “Como acham que se sente esta personagem?”
Estimular a participação oral: os alunos podem recontar partes da história com as suas palavras.
Incentivar a leitura das palavras/frases em voz alta por turnos.
Após a Leitura:
Debate/partilha de ideias: O que mais gostaram? O que os surpreendeu?
(Escolher apenas um tópico de cada item das propostas que se seguem)
Atividade de expressão: Desenhar a parte preferida da história.
Representação teatral de uma cena.
Escrita criativa:
Inventar um novo final ou uma nova página para o livro.
Escrever frases curtas sobre uma ilustração.
Criar um balão de fala/pensamento para uma personagem.
Colocar-se no lugar de uma personagem.
Diagnóstico da Fluência Leitora (Contextualização e operacionalização)
Sem comentários:
Enviar um comentário