No decorrer da última semana, a Biblioteca Escolar AEG participou ativamente no diagnóstico de fluência leitora dos alunos do 2.ºano, numa iniciativa desenvolvida em estreita articulação entre os professores bibliotecários e os docentes titulares de turma.
Durante esta atividade, os alunos foram avaliados individualmente quanto à sua fluência na leitura, através de leituras orientadas e registadas, de acordo com os critérios definidos pela DGE. Enquanto os professores titulares realizavam os testes com uma parte dos alunos, os restantes eram acompanhados na biblioteca, onde os professores bibliotecários deram continuidade ao processo, realizando também as leituras por prazer para ser, garantindo assim uma maior eficiência e fluidez no decorrer da atividade.
Esta organização permitiu que todos os alunos fossem avaliados num curto espaço de tempo, sem comprometer o normal funcionamento das turmas/escolas. A colaboração entre docentes revelou-se fundamental para o sucesso da atividade, assegurando a aplicação consistente dos critérios de avaliação e permitindo uma visão mais abrangente das competências leitoras dos alunos.
A iniciativa contou ainda com o apoio pontual de outros docentes, conforme a disponibilidade e as necessidades identificadas em cada turma, demonstrando o espírito de cooperação e o compromisso coletivo com o desenvolvimento das competências básicas dos alunos.
A equipa pedagógica destacou a importância deste diagnóstico para traçar estratégias de intervenção ajustadas às necessidades de cada aluno, reforçando o papel central da leitura no sucesso escolar.
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