segunda-feira, 22 de março de 2021

No dia Mundial da água

Se um extraterreste olhasse para o planeta terra a partir do espaço iria verificar que o globo terreste é predominantemente azul devido à água que o cobre, contudo (de toda a água existente na terra) menos de 3% é água doce.

Hoje em dia 3 milhões de pessoas não têm a sorte de abrir uma torneira de água dentro de casa e uma elevada percentagem não tem acesso a água potável. Assim falámos sobre água e os alunos do 3ºA interpretaram o RAP "O ciclo da água" escrito por Joaninha Duarte

Clica aqui para ver a interpretação do 3ºA Rap Água vai, água vem | 3ºA

 

Texto adaptado de uma mensagem  de Catarina Albuquerque (Relatora Especial da ONU)

sábado, 13 de março de 2021

O Matemateko

 


 

Mensalmente temos  desafios para ti (dois desafios diferentes para os 2º e 3º ciclos). Consulta o MatemateKo e segue as indicações.

MatemateKo- Edição de março

 

quarta-feira, 10 de março de 2021

Ler+ Ser+ Leitura criAtiva


 

Este ano na semana da leitura, na Educação Pré-escolar e 1º CEB propusemos uma leitura criAtiva da obra "Rainha das Cores" de Jutta Bauer e de lengalengas. Fica aqui uma pequena amostra, porque as sessões online ainda estão a acontecer :) e os trabalhos a serem publicados.





quarta-feira, 3 de março de 2021

Miúdos a votos. Qual o livro +fixe!


A Rede de Bibliotecas Escolares e a revista VISÃO Júnior organizam anualmente a eleição na qual é dada a possibilidade às crianças e jovens de todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real. Esta iniciativa constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Tem também vindo a evidenciar-se a importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas escolhas.

Objetivos
1. Envolver os alunos em processos democráticos de decisão
2. Promover a participação dos alunos na promoção dos livros e da leitura 

Destinatários Alunos do 1.º ao 12.º ano, de todas as escolas que que tenham o Português como primeira língua.

Espaço de campanha 1º Ciclo, clica aqui

Espaço de campanha 2º ciclo, clica aqui

terça-feira, 2 de março de 2021

Ler sempre. Ler em qualquer lugar! A rainha das cores.

Esta é a história de uma rainha que vive num mundo de cores, é a história do Azul, do Vermelho, do Amarelo e de uma vida em comunidade cheia de emoções, expectativas e relações. Cor, alegria, raiva, tristeza, ternura, ousadia são algumas das palavras que moram neste livro que se transformou num clássico contemporâneo da Literatura Infantil a nível mundial e que nos convida a refletir através das cores e das emoções. Um conto cheio de cor e poesia, escrito e ilustrado por Jutta Bauer (Prémio Christian Andersen 2010).

 

 

Podes conhecer as ilustrações aqui:

 

A proposta desta oficina de leitura ativa e compreensão emotiva deste texto é a a ilustração pelos alunos de desenhos e emoções  para que  estes possam brincar e dar significado às cores. 

Publica os teus trabalhos aqui

segunda-feira, 1 de março de 2021

Passeio Virtual pelo zoo de Lisboa para professores, alunos e encarregados de educação


No âmbito do Dia Mundial da Vida Selvagem, que se celebra a 3 de março, a ABAE | Programa Eco-Escolas em parceria com o Centro Educativo do Jardim Zoológico de Lisboa, convida todos os interessados para uma visita virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa, às 11h00.

 A comemoração do Dia Mundial da Vida Selvagem, criado em 2013 pela ONU, aquando da verificação da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção), tem como objetivo celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.

Destina-se a professores, alunos e encarregados de educação e a proposta envolve conhecer algumas espécies selvagens atualmente ameaçadas e quais as principais causas dessa ameaça.

Mais informações e inscrições aqui.

"Encontro em linha com Isabel Alçada & Ana Maria Magalhães"


 

Está previsto um encontro em linha com duas grandes escritoras da literatura infantojuvenil portuguesa: Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, que começaram a aventura de escrever a quatro mãos desde 1982 (público alvo 2º e 3º Ciclo). 

O encontro será a 8 de março, 2.ª feira, o primeiro dia da Semana da Leitura, entre as 14h30 e as 15h30,  com transmissão via YouTube Facebook  do PNL2027.

Entretanto, deixamos algumas dicas para que te possas preparar. Ainda vais a tempo de ler, pelo menos, um dos seus livros.

Deixamos alguns endereços eletrónicos que poderás visitar para saber+.

Conhece um pouco das autoras neste sites:

https://visao.sapo.pt/visaojunior/iniciativasescolas/conhecoumescritor/2011-11-07-conheces-estes-livros-de-ana-maria-magalhaes-e-isabel-alcadaf632020/

 Ana Maria Magalhães

http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=autores&id=1

Isabel Alçada

http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=autores&id=2

 Podes ler uma entrevista que dois jovens alunos/repórteres fizeram às autoras, na página da Revista Visão Júnior.

https://visao.sapo.pt/visaojunior/iniciativasescolas/conhecoumescritor/2011-11-28-video-a-conversa-com-ana-maria-magalhaes-e-isabel-alcadaf635639/

As autoras possuem inúmeras obras recomendadas pelo PNL2027. Conhece algumas neste site.

https://www.leyaonline.com/pt/autores/detalhes.php?id=61737

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Microsoft Teams - Materiais de Apoio

 

Documentos relacionados com a ferramenta adotada pelo Agrupamento de Escolas de Gouveia para o Ensino a Distância.

Neste espaço poderá encontrar o manual do aluno AEG e um documento específico sobre como entregar trabalhos 

Manual Microsoft teams alunos (clica aqui)

Como enviar trabalhos/tarefas no teams (clica aqui)


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Livros online 2º CEB

Livros Online: para visualizares os títulos com mais detalhe segue as instruções:

Livros Digitais -1º CEB

Livros Online: para visualizares os títulos com mais detalhe segue as instruções:

 

Vamos brincar ao Carnaval!

 Lá diz o ditado popular: "A vida são dois dias e o Carnaval são 3" e para os celebrar, a Biblioteca Escolar convida-te a divertir com um texto que sem travar a língua nos quer desafiar e uma proposta tentadora

Espreita aqui  e diverte-te 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Alunos selecionados para a Prova Intermunicipal

 


A equipa da biblioteca agradece o empenho de todos os alunos, a colaboração e a confiança dos encarregados de educação neste contexto pandemia.

Prova Oral - Concurso Nacional de leitura




Foram selecionados 12 alunos do concelho de Gouveia para a Prova Intermunicipal do 14º Concurso Nacional de Leitura. O segundo momento da Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura decorreu no passado dia 21 de janeiro, onde foram apurados os alunos do 1º, 2º, 3º ciclos e ensino secundário que representarão o concelho de Gouveia na Prova Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura.

Esta fase contou com a participação dos 24 alunos do Agrupamento de Escolas de Gouveia, de todos os níveis de ensino que ficaram aprovados no 1.º momento “Prova nas Escolas”, que decorreu nas respetivas escolas, nos dias 6,7 e 11 de janeiro. O concurso constou na prestação de provas de avaliação de leitura expressiva e de argumentação. As provas orais tiveram por base para o 1º ciclo  o conto “Vem aí o Zé das Moscas” de António Torrado; para o 2º ciclo “O rapaz e o robô”, de Luísa Ducla Soares; para o 3º ciclo “A saga”, da autoria de Sophia de Mello Breyner, e para o ensino secundário “Uma esplanada sobre o mar”, de Vergílio Ferreira. Analisada a prestação dos alunos, pelo Júri, constituído pelas Professoras Isabel Valente, Maria Pia Silva e Dra Catarina Santos, foram apurados 3 alunos por cada nível de ensino, que agora participarão na Prova Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura.

1º Ciclo

Henrique Amaral, 4ºC

Matilde Sousa, 4ºA

Rafael Abrantes, 4ºVNT

 

2º Ciclo

Beatriz Saraiva, 5ºA

Leonor Laranjo, 6ºB

Afonso Ferreira, 6ºE

 

3º Ciclo

Maria Cardoso, 9ºA

Maria Fonseca, 9ºA

Joana Duarte, 9ºA

 

Ensino Secundário

André Filipe Ferreira, 10ºA

Margarida Cardoso, 12ºB

Ana Cláudia Silva, 11ºB

Além de irem representar o concelho na prova intermunicipal, os 12 vencedores desta fase foram ainda premiados com um livro, um chocolate, uma agenda assim como com um certificado de vencedores. Os restantes 12 alunos receberam o mesmo prémio, e um certificado de participação. O Agrupamento agradece a participação de todos os alunos, porque ser um dos 24  finalistas já é vitória da leitura, como forma de conhecimento e de lazer.

Nota: A Equipa da Biblioteca agradece a colaboração da Câmara Municipal de Gouveia, Junta de Freguesia de Gouveia, Areal Editores e Leya, na atribuição de prémios.

sábado, 16 de janeiro de 2021

Concurso Nacional de Leitura

Alunos selecionados para a prova oral do Concurso Nacional de Leitura, a realizar no dia 21 de janeiro (pelas 10.30, na Escola Sede), com o objetivo de apurar 3 alunos (por ciclo) para representarem o Agrupamento de Escolas de Gouveia na fase Intermunicipal do Concurso

Obrigada a todos pelo empenho, parabéns, em especial aos vencedores, e a todos os cerca de 250 alunos (de todos os ciclos) que participaram nas provas escritas.

 

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Concurso Nacional de Leitura- 2º ciclo


Prova baseada na obra "O rapaz e o robô"Luísa Ducla Soares, que nos apresenta uma narrativa surpreendente. A personagem principal é João, um menino que não gostava de estudar. Certo dia, saiu da escola muito irritado, pois tinha tido mais uma negativa a Matemática. Com a ira, chutou uma pedra que acertou na montra de uma sapataria. Enquanto os colegas se riam, o lojista correu atrás dele e o João, com o desespero, apanhou um autocarro sem saber qual o destino. O fim da carreira foi junto a um largo. O rapaz deambulou por ali e, após algum tempo, encontrou uma pasta cheia de dinheiro. Guardou-o e voltou para casa, sentindo-se um milionário.

Entretanto, teve conhecimento do Dr. Inventino, decidiu ir falar com ele e este apresentou-lhe uma ideia excelente para resolver todos os seus problemas: um robô igual a ele. O inventor fez os moldes do corpo do rapaz e gravou as suas memórias, recordações e ideias na memória do futuro robô. Em breve, teria um irmão gémeo.
Passado algum tempo, João foi buscar a tão desejada encomenda e ficou espantado, maravilhado… O robô parecia a sua imagem refletida no espelho. A partir de então, iniciou o seu plano. O robô foi substituí-lo no teste de matemática e foi um sucesso – teve excelente! Vieram, depois, outros testes e repetiram-se as boas notas. Os pais andavam maravilhados e não se cansavam de o elogiar. O robô substituía João na escola, no desporto, nos jantares da tia Engrácia, até na conquista das raparigas… Era um êxito! O João até começava a sentir alguns ciúmes, mas tinha, como compensação, a liberdade total!
Chegou o dia do seu aniversário e a tia ofereceu-lhe um cão como prémio da sua dedicação. Foi a melhor prenda que podia receber. Passou os dias a passear, brincar e ensinar o cão. Até que chegou a um ponto que começou a ter preguiça de ir passear o cão e aí voltou a recorrer ao robô. Contudo, pela primeira vez, o robô não conseguiu substituir o João, pois o cão recusava-se a acompanhá-lo.
O que teria acontecido em seguida? Os concorrentes sabem e adivinho a vossa curiosidade, mas eu vou parar aqui…

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Concurso Nacional de Leitura - 1º CEB



Prova escrita de pré-seleção 1º CEB.  Realizou-se hoje  a Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura 14.ª Edição 2020/2021, respondendo ao objetivo: «estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura». As provas (1º CEB) decorreram com normalidade e de acordo com as orientações previamente estabelecidas pelo regulamento do CNL, pela equipa da Biblioteca Escolar e pelos professores responsáveis pelo concurso.

Agradece-se a participação significativa dos alunos e a colaboração dos professores de titulares.

 

Ler + ser + "O Bolo-rei" de António Torrado

O bolo-rei tomava-se muito sério. Não havia discussão: ele era o rei dos bolos.
Como tal, quando lhe caiu uma passa da coroa, ordenou ao bolo-inglês:
– Traz-me essa passa de volta.
O bolo-inglês fez-se desentendido e respondeu:
– Sorry! I don't understand...
O que queria dizer na dele que pedia desculpa, mas não tinha entendido.
Então, o bolo-rei virou-se para um bolo de natas e deu a mesma ordem. Queria, outra vez, a passa a ornamentar-lhe a coroa.
O bolo de natas tinha uma fala atrapalhada, por causa do excesso de natas.
– Flá, plefe, pflu, pfló...
Não se percebia nada.
O bolo-rei, muito irritado, ordenou ao bolo de amêndoa, que lhe respondeu:
– Também a mim me caiu uma amêndoa torrada e não me queixo.
O bolo-rei, cada vez mais exasperado, deu a mesma ordem a um pudim de gelatina, mas o pudim de gelatina era muito frágil, muito nervoso e só tremeu, tremeu, incapaz de dizer ou fazer o que quer que fosse.
– São uns rebeldes estes meus súbditos – concluiu, numa grande exaltação, o bolo-rei. – Condeno-os a que sejam todos cortados às fatias.
E assim aconteceu. Mas nem o bolo-rei escapou.

No dia Mundial da água

Se um extraterreste olhasse para o planeta terra a partir do espaço iria verificar que o globo terreste é predominantemente azul devido à ág...