segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Leitura entre nós

      No passado dia 16 de fevereiro, pelas 19h00, decorreu no auditório, da Escola Básica, uma sessão de esclarecimento para alunos, pais e encarregados de educação sobre o Projeto "Leitura entre Nós", resultado de uma parceria estabelecida entre o Agrupamento de Escolas,  Associação de Pais e CLDS de Gouveia, dirigido a alunos do 2.º ano de escolaridade. Este projeto de leitura em família surge enquadrado na medida 4 (Leitura e Escrita: Intervenção Precoce no Desenvolvimento Linguístico) do plano de ação estratégica de promoção da qualidade das aprendizagens.

      Mais do que uma acção de sensibilização, foi um momento de reflexão (sobre a importância de leitura), de partilha e de festa (teatro, música). Pretendeu-se, assim, reforçar o papel da  leitura  como uma competência básica e transversal, capaz de dotar as crianças de mais ferramentas para uma melhor aquisição de conhecimentos, em todas as áreas do saber. Tal como qualquer outra competência, a leitura requer treino, só se aprende a ler, lendo... e lendo cada vez mais e melhor.

     Às cerca das 20 famílias presentes na sessão, propôs-se que disponibilizassem 5 a 10 minutos por dia, para lerem e partilharem histórias, com as crianças, durante 4 semanas consecutivas, com recurso a livros de casa ou  Biblioteca Escolar.







.


Sem comentários:

Enviar um comentário