terça-feira, 21 de abril de 2020

A Liberdade de ler, ouvir e desenhar histórias no dia 25 de abril

Abril é sinónimo de Liberdade.
As crianças e os jovens de hoje vivem numa sociedade mais humana, democrática e livre, e, por vezes, desconhecem a realidade que os seus avós, pais e tios vivenciaram. Os livros podem ajudar a explicar o 25 de Abril de 1974. Por essa mesma razão, deixamos aqui a sugestão de alguns livros que podem ajudá-los a conhecer e a perceber melhor o que foi o 25 de Abril, símbolo de liberdade, de afirmação da dignidade humana, de igualdade e de democracia, 2 propostas em formato digital video:
"O Tesouro"de Manuel Pina:
 

Proposta de escrita:trabalhos até dia  de abril para o mail bibesgouveia@gmail.com, para serem divulgados (no FB e blogue da BE).

A liberdade? Um tesouro? (p.4); Só quando não temos liberdade é que lhe damos valor (p.5, adaptado). Achas que a liberdade pode ser considerada um tesouro? Porquê
Os trabalhos poderão ser enviados até 30 de abril para o mail bibesgouveia@gmail.com, para serem divulgados (no FB e blogue da BE).

"A liberdade o que é?" de José Jorge Letria:

Proposta de escrita criativa:
"A liberdade o que é?" (de José Jorge Letria). Constituído por textos poéticos muito breves (tercetos) subordinados a um tema comum – a definição da liberdade.
Proposta:
Define também tu o conceito de liberdade e ilustra.
Os trabalhos poderão ser enviados até 30 de abril para o mail bibesgouveia@gmail.com, para serem divulgados (no FB e blogue da BE)

Sites informativos com interesse:
Visão Junior
RTP Ensina
Feliz dia da Liberdade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar