quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Dia 16 de outubro- o Dia Mundial da Alimentação


• O que é a alimentação saudável?

A alimentação saudável deve ser completa, variada, equilibrada e deve proporcionar a energia adequada para o bem-estar físico e mental ao longo do dia.

A alimentação do quotidiano deve conter: alimentos ricos em fibra, produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas, vitaminas e sais minerais.



A Roda dos Alimentos é o guia que nos ajuda a escolher e a combinar os alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diária.

Este guia em forma de círculo encontra-se divido em diferentes segmentos – Grupos de alimentos com características semelhantes quanto à sua composição nutricional. São ao todo 7 grupos de alimentos.  

Os Grupos de alimentos apresentam diferentes dimensões, identificando os grupos que devem estar presentes em maior quantidade na nossa alimentação (grupos de maior dimensão) e os grupos que devem estar presentes em menor quantidade (grupos de menor dimensão):

Cereais e derivados, tubérculos – 28%, Hortícolas – 23%, Fruta – 20%, Lacticínios – 18% Carne, pescado e ovos – 5%, Leguminosas – 4%, Gorduras e óleos – 2%

• Como emagrecer?

1.º Passo - deve consumir menos energia do que necessita;

2.º Passo - ter cuidado na escolha dos alimentos;

3.º Passo - Planos alimentares sem carências que debilitam o estado de saúde;

4.º Passo - A prática de atividade física adequada.

Nota: Conversa com o teu professor e explora as atividades propostas pela Equipa da Biblioteca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar